Pages

Monday, July 22, 2013

Convênio garante ações em Museus PR

Convênio garante ações do programa Museus Paraná em S. J. dos Pinhais

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR) BRASIL - O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, e o secretário municipal de Cultura de São José dos Pinhais, Amarildo Rosa, assinaram nesta segunda-feira (22) acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento das ações do Programa Museus Paraná no município.

O convênio foi oficialmente assinado, mas as ações do Governo do Estado já estão sendo realizadas há um ano, assim como ocorre em Toledo, Cascavel, Londrina, Irati e Guaíra. Desde julho do ano passado até agora, foram realizadas 34 exposições itinerantes em 26 cidades, atraindo um público total de aproximadamente 18 mil pessoas. A meta é que até 2014, quase 100% dos acervos dos museus paranaenses estejam cadastrados no Pergamum Museus, software lançado no ano passado que permite a catalogação dos acervos dos museus, incluindo suas bibliotecas. Assim, qualquer pessoa poderá consultar o acervo, que será totalmente digitalizado.

Nos museus administrados pelo Governo do Estado este trabalho já começou. É possível conhecer pelo site www.memoria.pr.gov.br o acervo catalogado até então. “Para um sistema estadual, isso é algo inédito no país”, diz a gestora museológica da Secretaria de Estado da Cultura, Karina Muniz.

No comments: