Pages

Wednesday, January 23, 2013

Biblioteca Mário de Andrade - maiores acervos

Localizada no centro de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade contempla um dos maiores acervos culturais do Brasil com mais de 3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e materiais audiovisuais. Recentemente reformada, contém diversas salas de leitura, além de uma sala de convivência e um auditório.

Foto: Francisco Martins\AgênciaFM

Fundada em 1925, foi a primeira biblioteca pública da cidade. Atualmente, é a segunda maior do país, superada apenas pela Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Seu atual edifício, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, é considerado um marco da arquitetura Art Déco, estilo popular no século XX e influenciado pelo cubismo.

Inicialmente intitulada Biblioteca Municipal de São Paulo e localizada em um casarão da Rua Sete de Abril, também no centro, passou a ter o nome atual em 1960, homenageando um dos maiores artistas de nossa história, que sempre sonhou em fazer da arte e da cultura um bem comum.

Atualmente, o local oferece uma vasta programação cultural e gratuita aos cidadãos - encontros com escritores, pesquisadores, artistas, lançamentos de livros, leituras dramáticas, intervenções artísticas, oficinas, saraus, palestras, apresentações musicais, dentre outros.  Acompanhando o processo de revitalização do centro, a Biblioteca passou, de 2006 a janeiro de 2011, por um profundo processo de modernização e restauro, reafirmando a meta de tornar a Mário de Andrade um pólo de saberes e conhecimentos, provendo a todos o acesso à informação e à cultura. (Adriano Lira - Especial Formas&Meios)
Serviço

Biblioteca Mário de Andrade

End.: Rua da Consolação, 94 - centro - estações República e Anhangabaú
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira,
das 8h30 às 20h30; sábados, das 10h às 17h.
Tel.: (11) 3256-5270

No comments: