Pages

Tuesday, November 13, 2012

Exposição destaca arte de Ianelli

Reproduções de obras de Arcangelo Ianelli seguem na FAPESP até 19 de dezembro. Mostra está aberta a escolas interessadas em apresentar a obra da artista a seus alunos


Foto da obra Outono Silencioso, de Arcangelo Ianelli
São Paulo - Já se tornou tradição ilustrar o Relatório de Atividades da FAPESP com reproduções fotográficas de obras de grandes artistas que percorreram suas trajetórias no Estado de São Paulo. Além de constituírem um contraponto às tabelas e gráficos que compõem o relatório (por meio dos quais a instituição presta contas à sociedade sobre o trabalho realizado ao longo do ano anterior), essas imagens configuram também um tributo às artes plásticas paulistas, tão relevantes para a cultura brasileira.

Tal orientação foi adotada pela primeira vez no Relatório de Atividades 2005. Desde então, a FAPESP homenageou Francisco Rebolo, Aldo Bonadei, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Candido Portinari e Anita Malfatti. Arcangelo Ianelli foi incorporado, agora, a essa galeria ilustre.

Juntamente com o lançamento do Relatório 2011 foi aberta na sede da FAPESP a exposição de reproduções das obras que ilustram a publicação. A mostra ficará aberta ao público até o dia 19 de dezembro. Escolas interessadas em apresentar a obra do artista a seus alunos podem agendar visitas de segunda a sexta-feira pelo telefone (11) 3838-4394.

Nascido em São Paulo, filho de pais oriundos do sul da Itália, Arcangelo Ianelli (1922-2009) começou a desenhar muito cedo, como autodidata. Buscando uma formação mais sólida, matriculou-se em 1940, aos 18 anos, na Associação Paulista de Belas Artes. Mas logo trocou o ensino convencional daquela instituição pelos cursos livres de Colette Pujol e Waldemar da Costa. No ateliê deste último, teve três colegas que se tornariam personagens obrigatórios da história das artes plásticas brasileiras do século 20: Lothar Charoux, Hermelindo Fiaminghi e Maria Leontina.

Os desenhos e pinturas juvenis dos anos 1940 já apresentam um artista sofisticado, despojado no tema e rigoroso na execução: características que Ianelli desenvolveria e seriam as marcas distintivas de sua obra madura.

No comments: