Pages

Thursday, August 30, 2012

JOSÉ BONIFÁCIO de Miriam Dolhnikoff

Coleção Perfis Brasileiros lança mais uma obra relevante para literatura nacional, José Bonifácio.

Entre a destacada produção acadêmica da historiadora e professora Miriam Dolhnikoff contam-se diversos livros, capítulos e artigos dedicados aos primeiros anos da Independência.


Em suas pesquisas sobre aquele período capital da formação do país, Dolhnikoff tem privilegiado os mecanismos de organização institucional do Estado brasileiro. Neste volume, a autora retrata um dos personagens mais importantes dos acontecimentos que levaram à emancipação política do Brasil, bem como de seus primeiros momentos como nação independente: José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838).

Político, cientista, poeta e advogado paulista, Bonifácio foi o todo-poderoso ministro de d. Pedro I até 1823, além de, após a Abdicação, tutor do futuro d. Pedro II. Foi o principal idealizador de nossas primeiras instituições políticas, incluindo grande parte da Constituição imperial de 1824. Um dos responsáveis pela manutenção da unidade do Império recém-nascido e por seu reconhecimento internacional, também foi um cientista de renome na Europa e um intelectual refinado, influenciado pelas ideias renovadoras dos philosophes franceses.

Herói da pátria, Bonifácio possui, entretanto, uma biografia repleta de passagens ainda pouco conhecidas. Neste livro rigoroso e abrangente, que já desponta como referência sobre a trajetória do biografado, as facetas de cientista, poeta e revolucionário - Bonifácio combateu as tropas napoleônicas durante sua estada em Portugal - ajudam a esclarecer a atuação política do “patriarca da Independência” ao longo dos anos decisivos da fundação do Brasil.

A autora: Nasceu em São Paulo, em 1960. Formou-se em direito e história pela PUC-SP e realizou mestrado e doutorado em história econômica na USP, onde atualmente é professora. Pesquisadora do Cebrap, é autora de O pacto imperial: origens do federalismo no Brasil (2005) e organizadora dos textos de José Bonifácio de Andrada e Silva reunidos em Projetos para o Brasil (1998), publicado pela Companhia das Letras. (Fonte: www.companhiadasletras.com.br).


Autora: Miriam Dolhnikoff
Páginas - 360
Lnçamento: - 06/08/2012
ISBN - 9788535921519

No comments: