Pages

Saturday, March 24, 2012

Robson Mendonça: superação e amor ao próximo

Desde que teve sua história contada na grande mídia, o projeto vem sendo reconhecido com prêmios entre os quais da organização de Direitos Humanos.


SÃO PAULO, SP - BRASIL - A história de Robson Mendonça ficou conhecida primeiro no exterior através da maior rede de televisão norte-americana, a CNN. Algum tempo depois foi que a imprensa brasileira tomou conhecimento do projeto. A ideia de uma biblioteca sobre rodas ao alcance dos mais fragilizados, e provavelmente com base em sua própria história um cidadão em situação de rua, chamou atenção dos principais jornais, revistas impressos e canais de TV's do país.

Levando à leitura a priore ao encontro dos moradores de rua, Mendonça e seus auxiliares estampam no olhar uma felicidade ímpar quando alguém toma emprestado um dos títulos disponíveis para lê-lo. Entretanto, todos os cidadãos podem emprestar livros da Bicicloteca, sem precisar de fiador, de comprovar endereço ou responder a exigências feitas nas bibliotecas públicas que, cujos documentos exigidos para se emprestar um livro superam as formalidades para se comprar um automóvel de luxo.

Este fator é uma das diferenças nesta ação socio-humanitária de Mendonça, é a confiança implicita de seu fundador com seus leitores, tudo isso aliado a vontade de ajudar o próximo e incentivar à leitura, é claro. Não pense que é uma tarefa fácil recolher e catalogar os ivros, disponibilizar colaboradores para cada dia da semana estar em um ponto estipulado na cidade de São Paulo. Cabe também ao idealizador do projeto Bicicloteca, fazer e responder os contatos telefônicos e eletrônicos. Mas, nada disso faz Robson e sua 'turma' desanimar. Como se pode perceber, o olhar firme e sereno de Robson Mendonça, fotografado pela primeira vez no endereço da ONG quando trabalhava no seu laptop.

Vale ressaltar que, não somente o cidadão em situação de rua pode emprestar livros da Bicicloteca. Claro que este é o focos, mas qualquer pessoa ao se deparar com uma das unidades pela região central exemplo Praça do Patriarca, Rua Barão de Itapetininga, Largo Santa Cecília entre outros, é só escolher um título, levar para casa e boa leitura. A AgênciaFM por exemplo, utiliza-se de títulos de Bicicloteca para consultas de dados.

Visite o site e veja roteiro: http://www.bicicloteca.com.br/

No comments: